alimentação

10 alimentos que podem causar a constipação.




Você já viu aqui, 6 alimentos que facilitam a motilidade intestinal. Agora, vamos apresentar uma lista de 10 alimentos que, se você sofre com prisão de ventre, devem passar longe (ou não muito perto, vai) da sua mesa.

10. Carne vermelha



Se você não é vegetariano - ou uma variação disso - provavelmente teve vontade de fechar essa página. Como assim, não comer carne?! Calma, não sejamos tão radicais. Como tudo na vida, devemos evitar o excesso.

A carne vermelha leva cerca de 90 horas para ser digerida. Aí já viu, né. Deu pra entender porque você deve manerar no consumo de carne vermelha.


9. Doces



CALMA, não saia ainda!
Mas será possível que tudo que é bom faz mal? Sim, é possível... e os doces entram na lista de alimentos que devemos evitar para garantir o bom funcionamento do intestino.

Doces têm...?
Isso, açúcar e gorduras, ingredientes de difícil digestão e que diminuem (muito) a motilidade intestinal. Portanto, consuma com (muita) moderação os bolos, biscoitos, docinhos e todas as outras delícias de carboidratos refinados.


8. Leites e Derivados



Tiramos a carne, os doces e agora o leite.
Nesse momento você deve estar pensando que vamos sugerir que você viva de luz.
Mas também não é assim.

Queremos só explicar que o nosso organismo não foi programado para digerir corretamente o leite que não seja humano. Portanto, o leite animal e seus derivados, como manteiga e queijos, podem causar a prisão de ventre. Moderação é a palavra de ordem!


7. Batata frita



O tiro de misericórdia...
Mas é, batata frita pode causar constipação. Por ser batata e por ser frita, uma mistura de pouca fibra e muita gordura que desregula nosso intestino, além de nos levar à uma sensação de saciedade, o que desacelera a digestão.

Mas não saia da página agora. Tem mais!


6. Banana



Estamos de brincadeira, né?
Não. Até as frutas entram na dança, ainda mais quando falamos de bananas ainda não maduras. Bananas maduras podem estimular a evacuação por conterem fibras solúveis. Já as bananas verdes, possuem muito amido, o que pode causar a constipação.


5. Alimentos processados



Demos outro nome só pra você continuar a leitura.
Alimentos processados são todos aqueles “pré-prontos”, como fast foods, pizzas, salgadinhos, alimentos congelados etc.

Sabemos, é triste.
Porém, explicando, Esses alimentos, normalmente, são muito pobres em nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, e, por outro lado, riquíssimos em sal e gorduras, além de conservantes.


4. Refrigerantes



Poderíamos falar do açúcar dos refrigerantes, mas você poderia falar que só consome refrigerantes zero açúcar, então te perguntamos: como algo com zero açúcar fica doce?
Pois é. Química. E essa química prejudica a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorece a proliferação das bactérias nocivas, que desregulam o funcionamento intestinal e podem causar a prisão de ventre.

Então segura o choro porque tem mais...


3. Trigo



Se você não percebeu, estamos falando de pães, pizzas, massas, biscoitos, bolos, etc. O problema é que o trigo contém grande quantidade de peptídeos opioides (que podem ser mais 100 vezes mais poderosos que morfina) que podem reduzir os movimentos intestinais.


2. Arroz branco



Então queremos tirar da sua mesa o alimento mais consumido no mundo?
Não, apenas diminuir seu consumo.

O que ocorre é que as fibras não digeríveis do arroz reduzem o peristaltismo, ou seja, podem causar a prisão de ventre. Opte por arroz selvagem ou integral, ambos com fibras solúveis.


1. Café



Era só o que faltava...
Sim, o último item da lista!

A cafeína é diurética e se você é uma daquelas pessoas que bebe café ao invés de água, melhor parar com isso. Sendo diurética, a cafeína faz perder água e, nesse caso, pode levar seu organismo a um quadro de desidratação,




Para mais informações e orientações adequadas para o seu caso, lembre-se sempre de consultar seu médico e nutricionista.


Compartilhar









Referências Bibliográficas:
1. Bula do produto.
https://www.tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre/
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16422-sete-frutas-laxativas-que-combatem-a-prisao-de-ventre
http://www.dicasparaperderpeso.com.br/10-alimentos-para-prisao-de-ventre/
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/contra-o-inchaco-veja-7-alimentos-amigos-do-vestido-preto,4f0eb29306edb310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html